Exércitos do Warhammer 40K!

Posted: 24/05/2005 in Geral

Vez ou outra aparece alguém perguntando acerca dos armies do jogo warhammer 40K … uma das perguntas mais freqüentes é qual o melhor army… essa pergunta a meu ver é impossível de ser respondida já que o melhor army é questão inteiramente de gosto pessoal … não existe um exército imbatível no jogo, visto que se houvesse todos jogariam com ele e os jogos sempre terminariam em empate.

 

O que existe são estilos de jogo, cada army tem um e parte da graça desse jogo é descobrir formas de tornar o seu exército efetivo taticamente em detrimento de eventuais falhas que ele possa ter.

 

Assim imbuído do espírito de dar uma idéia geral sobre os armies do universo de 40K resolvi postar aqui minhas opiniões sobre cada um deles e sobre o “estilo tático” de cada um… lembre-se que o que você ler aqui são as minhas opiniões sobre os armies e jogadores diferentes podem encarar esses armies de formas diferentes…

 

ORKS – os orks de 40K não são diferentes dos seus primos do Warhammer Fantasy ou mesmo dos orcs dos universos de fantasia (RPGs e os Livros de Tolkien) … Orks são criaturas brutais e vivem em busca do próximo combate, assim, como seria de se esperar o army Ork está bem a vontade na fase de assalto, sendo essa a maior vantagem do exército … Orks são bons de porrada … valores sólidos de força (ST) e resistência (TO) garantem que eles sobrevivam o combate e que seus golpes derrubem os inimigos… aliando-se a isso o fato das armas de combate corpo a corpo dos orcs (choppas) diminuírem a possibilidade de defesa do inimigo (as choppas reduzem o save dos adversários) e o poder da WAAAAAGH (que garante que os orks continuem lutando e ataquem primeiro) os orks são mortais em combate corpo a corpo.

Como seria de se esperar o army ork tem um sério revés… eles atiram muito mal e não se destacam na fase de tiro… Porém os armies ork tem seria vantagem numérica… atirando tanto você acaba acertando alguma coisa!

Enfim se você prefere arrasar o inimigo a curta distancia o army ORK é a pedida!

 

TYRANIDS – Os Tyranids são o verdadeiro bicho papão do universo de 40k… Visivelmente inspirados nos Aliens da serie cinematográfica homônima, os tyranids definitivamente tem forte apelo para aqueles que curtem uma raça totalmente alienígena.

Os Tyranids assim como os Orks se destacam na fase de assalto sendo que a maioria de suas tropas são bioengendradas pensando em atacar o inimigo corpo a corpo.

Não obstante o mencionado alguns tyranids possuem armas de combate a distancia porem a habilidade de tiros dos mesmos é mediana (excetuando-se as criaturas maiores) o que leva o army a errar bastante seus tiros o que é compensado com alto volume de fogo.

Se você prefere o combate corpo a corpo e o “feel” totalmente alienígena, os tyranids são o exército certo para você.

 

TAU – inspirados a combater pelo bem maior- uma galáxia unificada sob o domínio de sua raça – os Tau são a raça mais tecnologicamente avançada do universo do 40K.

Tecnologia combina com o que? Armas, armas e mais armas… o army tau se especializa em atirar, atirar e atirar sendo poucos os exércitos que rivalizam com este em poderio bélico e supremacia na fase de tiro, a arma básica carregada pelas tropas deste exército (pulse rifles) tem força 5 (a dos humanos “normais”, a guarda imperial, tem força 3) e é capaz de matar até mesmo veículos leves, além dessas o army conta com railguns (a arma mais mortal do 40K!) e inúmeras armaduras de batalha (battlesuits) o que só aumentam o poderio bélico do army.

O grande revés dos Tau é sua completa inabilidade no corpo a corpo… Não é impossível vencer um round de assalto com os Tua porém isso é muito difícil levando-se em conta os baixos valores de resistência (toughness – T) e habilidade de combate corpo a corpo.

Para tentar suprir essa deficiência os Tau empregam uma raça menos desenvolvida porem adepta do combate marcial os Kroot.

Se você curte um army tecnologicamente avançado com um look “mecha” os Tau são a sua pedida!

 

ELDAR – Esta raça decadente são os elfos do universo de 40K… estão em franco declínio populacional, resultado de incontáveis eras de guerra conta os mais diversos inimigos e da destruição de diversos de seus mundos pelas forças do chaos.

Os Eldar são a meu ver uma das raças mais flexivelmente táticas do jogo uma vez que conta com tropas especializadas para o combate corpo a corpo e para lidar com o inimigo a distancia, na verdade o ponto forte do army é também seu ponto fraco, uma vez que o nível de especialização das unidades é tamanho que usa-los no momento e local errado podem custar a batalha.

Os eldar também são tecnologicamente avançados e contam com veículos flutuantes (skimmers) e wraithlords (grandes “robôs”) além de armas bastante destrutivas.

Se você curte um army flexível e se considera um bom estrategista os Eldar são a pedida.

 

DARK ELDAR – A contraparte negra da raça Eldar são os Dark Eldar, maníacos sado-masoquistas que se especializam em ataques cirúrgicos e dominam a fase de assalto.

Os dark eldar são uma espécie de sub-raça dos eldar e compartilha com estes a fragilidade da raça, porém os dark eldar são o exército com iniciativa mais alta do jogo e via de regra SEMPRE vão atacar primeiro durante co combate corpo a corpo alie-se a isso armas especializadas e tem-se todo um exército devastador na fase de assalto.

Além disso o exército tem algumas regras especiais como o fato de ser sempre o atacante durante as batalhas e a possibilidade de capturar o inimigo e ganhar pontos extras com isso.

O revés dos Dark Eldar é a falta de veículos, sendo que o exército em somente três opções destes.

Se roupas de couro chicotes e infligir dor ao inimigo são a sua praia este é o army perfeito para você.

 

NECRONS – Se você assistiu “O Exterminador do Futuro” mais de trinta vezes; Se você vibrou quando o exterminador saiu do meio das chamas do caminhão em direção à Sarah Connor; Se você foi ao delírio ao ver o Extermi9nador semi destruído se arrastando pelo chão atrás da maldita Sarah… não procure mais seu army no 40K são os Necrons!

Criados por seres extraplanares, os necrons são esqueletos robóticos que obedecem tão somente aos desígnios escusos de seus mestres.

O army necron se destaca na fase de tiro, com armas poderosas e amplo volume de fogo poucos resistem à chuva de tiros dos Necrons.

A desvantagem do army está em sua baixa iniciativa, que via de regra faz com que sejam os últimos a atacar na fase de assalto, porém isso é recompensado com a regra “I’ll be back”… ops essa é uma fala do schwarzenneger… a regra é o “WE’LL BE BACK” que basicame4nte faz com que os necrons ferido se levantem e continuem lutando.

Outro revés do army é o tão temido phase out… se os necrons perdem 75% de determinados modelos todo o army desaparece e o inimigo vence automaticamente!

Se você procura por um exército que inspire temor nos inimigos e que não para de lutar mesmo após ter sido alvejado os exterminadores do futuro…. ops… Necrons são o army perfeito!

 

CHAOS – Outrora guerreiros de renome os Chãos Space Marines traíram o imperador dando as costas para o império e abraçando as forças demoníacas da warp.

Guerreiros sobre humanos que lutaram por milhares de anos a serviço do imperador após a traição os marines do chãos foram recompensados com presentes demoníacos.

O army do chãos é a melhor pedida para o maníaco por conversões, além disso em termos de jogo poucos armies são mais flexíveis… as inúmeras opções de configuração e personalização das forças do chãos permite que se criem exércitos especializados no combate corpo a corpo; combate a distancia ou um misto dos dois, podendo-se adicionar à mistura demônios, marines possuídos e veículos (possuídos ou não)… as opções são infindáveis.

Se um exército de space marines traidores e demoníacos tem apelo para você fique com eles.

 

LOST AND THE DAMNED: Os humanos “normais” que sucumbem às tentações dos demônios do chaos engrossam as fileiras dos perdidos e amaldiçoados .. hordas de mutantes e humanos possuídos compõem este exército que conta ainda com ajuda de alguns space marines do chãos.

Esse army mescla os numero da guarda imperial e algumas das vantagens do army de chaos Space marines sendo que a desvantagem do mesmo eé a relativa fragilidade das tropas.

 

IMPERIAL GUARD: A guarda imperial é composta por milhares de milhões de soldados oriundos de toda a galáxia… O que os une é a fé no imperador e o desejo de servi-lo.

A guarda Imperial é composta por pessoas normais como eu e você… eles não tem a sua disposição armas fantásticas como ao Tau; Não dispões de força ou resistência sobre humana … Eles têm como maior vantagem e desvantagem o fato de serem humanos normais e por isso contam com valores medianos em suas estatísticas.

Um exército da guarda imperial será via de regra numeroso, composto por inúmeros pelotões de infantaria e alguns tanques somente o army Tau rivaliza com este em poderio de fogo… a guarda Imperial compartilha com os Tau a desvantagem de não ser boa em combate corpo a corpo porém a superioridade numérica compensa qualquer desvantagem.

Se você curte exércitos parecidos com o que temos hoje no mundo real a IG é a pedida.

 

SPACE MARINES: “Space Marines are as hard as nails” é assim que a GW anuncia o seu exército mais popular, ou seja “space marines são fodões” em bom português.

Existe algo nesses soldados geneticamente modificados e sua armadura que apela para a grande maioria dos jogadores… quase todo mundo já teve ou pensou em ter um exército de space marines e a grande verdade é que eles são legais.

Taticamente falando os Space Marines são bastante flexíveis possuindo tropas que se destacam tanto na fase de tiro quanto na fase de assalto… além disso esse é um army que dispensa “finesse”e qualquer um pode domina-lo rapidamente por isso ele sempre é indicado aos iniciantes.

A desvantagem dos Space marines é que tudo o que eles tem de bom não custa barato e via de regra o exercito estará em desvantagem numérica … Porém não se desespere lembre-se que a sorte favorece aqueles que são fiéis ao império!

 

DEMONHUNTERS: Onde quer que existam sinais da presença das forças malignas do Chaos logo se farão presentes os representantes do Ordo Malleus, mais conhecidos como demonhunters, um dos ramos da inquisição que se ocupa em combater as forças dos poderes chaoticos e suas manifestações (cultos, pragas etc.).

Os demonhunters fazem uso de inquisidores para combater o mal, estes por sua vez lançam mão de diversos operativos além de poder requisitar o auxilio de aliados space marines e da guarda imperial, porém a grande arma secreta desse ordo é o capitulo 666, os grey knights, space marines especialmente treinados e equipados para enfrentar as hordas demoníacas.

As combinações possíveis para um army demonhunter são infindáveis, podemos usar aliados, grey knights puros etc… o que é um dos pontos fortes do army, a variedade tática é imensa permitindo ampla customização do army para refletir o estilo de jogo de seu general variando entre o army puramente de tiro ao extremo do army de close combat (com direito a armies que balanceiem os dois opostos).

Um defeito no army seria o alto custo em pontos de sua “arma secreta”, assimse o jogador optar por muitos grey knights pode acabar com poucas minis em jogo e eventualmente ser sobrepujado por armies numerosos, outra dificuldade gerada pela lista é a “finesse” que o army requer para funcionar legal… definitivamente não recomendaria para iniciantes!

 

WITCHHUNTERS: São o segundo ordo da inquisição, o ordo hereticus, e se ocupa em caçar o inimigo interno, ou seja portadores de mutações psiquicase hereges dentro do império.

Uma vez mais temos aqui a opção de aliados, e a arma secrete deste ordo são as Sisters of battle.

Via de reagra aplicam-se aqui as mesmas considerações sobre os demonhunters.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s