“Vermelho Tyranid”

Posted: 27/05/2005 in Pintura

Há algum tempo fui interpelado acerca da cor vermelha em meus tyranids, uma vez que esta salta aos olhos e, tenho de admitir, está mais vibrante que o normal.

Enquanto pintava meu Scythed Hierodule, acidentalmente descobri uma fórmula que me ajudou a deixar o vermelho dos meus tyranids mais vivo sem que eu precisasse usar primer branco, e, como alguns se interessaram decidi, meio que como o Mister “M” desvendar o segredo que tem funcionado para mim.

Antes de mais nada convém relembrar um ponto já abordado alhures sobre  pintura de miniaturas o PRIMER.

 

No que tange ao Primer (caso você não faça idéia do que é um primer leia o artigo “Dicas de Pintura” postado em 05 de maio aqui no blog): A escolha da cor que você usa no primer influencia diretamente na tonalidade final das cores que se pode obter, eu gosto muito do primer preto porque ele possui duas vantagens: a) facilitar o black lining e b) se você esquece de pintar algum lugar, ou se não consegue alcançar determinado lugar com o pincel, o preto “engana os olhos”, porém, se você tenciona pintar minis claras e mais vibrantes use um primer branco.

 

Para pintar meus tyranids tenho utilizado a técnica do drybrush, que produz seus melhores resultados em miniaturas como as dos Nids, que possuem texturas e reentrâncias salientes além de me permitir pintar rapidamente um exército de horda (com muitas miniaturas), sendo altamente recomendável para quem está a fim de pintar um army de guarda imperial ou orcs!

 

Recapitulando a explicação sobre o Drybrush do artigo “Dicas de Pintura”:

 

“…Para se fazer o drybrush procede-se da seguinte maneira: após colocar a tinta no pincel você deve retirar o excesso de tinta passando o pincel sobre uma folha de papel toalha, guardanapo, ou pano até que não saia mais tinta no papel. Não precisa se preocupar porque ainda tem tinta no seu pincel!

Após retirar o excesso de tinta, aplique pinceladas rápidas sobre a superfície da miniatura… os pigmentos que continuam no pincel vão aderir sobre as partes mais altas deixando as reentrâncias mais escuras, porém o drybrush deve ser gradual, somente com diversas aplicações você alcança um resultado legal. Outra dica ao pincelar é imaginar um estrela de oito pontas (uma rosa dos ventos…) e pincelar no sentido das setas ( N; NE; O;SO; S; SE; E; NE) para cima e para baixo”.

 

Tendo em mente sobre como proceder o drybrush vamos à pintura propriamente dita:

 

1-     Comece com um drybrush pesado (cobrindo o máximo possível) de um vermelho escuro (scab red no exemplo) não se esqueça de retirar a tinta do pincel (vide foto 1).

2-      Após a primeira camada de vermelho sua miniatura deve estar como o warrior na foto 2.

3-      O segundo drybrush (um pouco mais leve e deixando aparecer um pouco do primeiro é de um vermelho mais vivo (no exemplo blood red) eu uso somente duas cores porque como disse o meu army Tyranid está sendo pintado para jogar (não ambiciono ganhar prêmios com ele, assim a pintura do mesmo peca pela rapidez, porém estou conseguindo montar um army em tempo recorde) mas nada impede que se usem tons intermediários (usando a tabela de cores GW o intermediário entre o scab e o blood red seria o “Red Gore”), ao fim sua mini deve estar como na foto 3.

4-      Aqui o segredo descoberto por acaso, sempre que você pinta uma cor sobre uma mais clara ela fica mais viva, por isso dou um drybrush bem leve de amarelo por cima do blood red (vide foto 4).

5-      Após o amarelo outro drybrush de vermelho de forma a cobrir o amarelo (reparem na foto 5 como o vermelho fica mais vibrante).

6-      A carapaça também é pintada usando-se o drybrush, primeiro dou uma cobertura uniforme de azul marinho (foto 6).

7-      Por fim um drybrush de azul mais claro (ultramarine blue da GW) a foto 7 mostra a mini já em seus estágios finais.

 

No mais é isso… Espero que gostem e achem aplicação para a técnica exposta aqui,  a foto dos Tyranids pintados com essa técnica estão na galeria de fotos “warhammer 40K – Tyranids”.

Leave a Reply

