Tutorial – Construção de bases.

Posted: 16/11/2006 in Modelismo

Hey there!

I’d like to address my few English readers first today. As I said in one of the last updates I’ll republish here some of my old tutorials concerning the construction of bases for gaming models. Back then I wrote it only in Portuguese and I’m posting it here today as it was first published in the Warhammer Brasil forum with a few minor touch ups, I apologize in advance for posting it in Portuguese only for now, but I’ll have an English version up and running as soon as possible, and provided there is interest, so drop me a line or leave a comment saying you~d like to see an english version of it. Thanks for understanding.

 

 

Salve leitor.

Já que estamos falando sobre a base da miniatura no tutorial passo a passo estou republicando aqui um de meus primeiros tutoriais, publicado originalmente no fórum Warhammer Brasil.

 

Algo que sempre comento com a galera que pede sugestões acerca da pintura de miniaturas é a importância de se caprichar na base … no fim das contas é ela quem arremata o serviço, ou acaba por destruir o paintjob da miniatura.

Pra dar uma idéia da importância da base reparem na seguinte foto, onde a mesma miniatura foi colocada sobre quatro bases diferentes:

Dá de perceber como a base pintada e bem feitinha valoriza o modelo não?

Pois bem, a proposta do seguinte tutorial é ajudar a galera que está iniciando no hobby a fazer "gaming bases" efetivas (bases simples pra emular a superfície onde você joga mais comumente) e além disso ensinar o "modo avançado" de como fazer bases legais, já com uma perna na chamada "base cênica".

Vou ilustrar as técnicas que conheço com três bases, sendo duas de metal e uma em plástico (uma vez que essas são as bases mais comuns no Brasil).

A foto seguinte mostra as bases em estado bruto, direto da sacolinha, e como as miniaturas em si, as bases precisam de um trabalho preliminar de limpeza, pois as bases GW frequentemente tem umas rebarbas de plástico e as de metal tem um pouco de "flash" no slot (resto de metal que sobra da injeção) e umas rebarbas na lateral.

Essa foto ilustra bem o "flash" no slot das bases de metal e a ranhura na lateral das mesmas …

Bom pra limpeza das bases nada como o bom e velho estilete!

Com o estilete (lembre-se corte sempre "para fora" ou seja com a lamina no sentido oposto a você!) você pode limar a base plástica correndo a lamina ao redor da base … o estilete também serve para tirar o excesso de chumbo dentro do slot da base.

Já a ranhura lateral tem de ser lixada, na falta de uma lixa de modelismo aquelas lixas de unha servem … Requisite uma da sua esposa (mãe e namorada também se prestam para isso!)

No final você deve ter algo parecido com isso aqui:

Bom agora vem a construção da base e é aqui que vou repartir o tutorial … nas duas bases de metal eu farei as "Gaming Bases" mais simples e rápidas de fazer, em uma delas usarei a PVC GLUE (popular cola branca – sim, é aquela que vc usava para fazer colagem na escola!) e em outra a melhor amiga do modelista em geral SUPER BONDER!

O primeiro passo é passar cola em cima da base.

Com a cola branca é bom experimentar um pouco, porque se vc colocar cola demais, a areia acaba não dando uma textura legal para a hora da pintura… eu costumo misturar um pouco de água mas também funciona "direto do tubo"…

Depois da cola sua base deve estar assim…

A menos que você more sozinho é melhor tomar cuidado na hora de colocar a areia … via de regra vira lambança e sua mãe/esposa pode não gostar!

Eu uso a tampa do pote onde guardo a areia mesmo … costumo despejar a areia em cima da base pra que a cola "chupe" um pouco a areia…

No final o resultado final deve ser mais ou menos esse …

Com a cola branca é importante esperar um tempo para a cola secar (uma hora pelo menos pra secar bem) caso contrário você corre o sério risco de na hora que começar a pintar a base a areia descolar com as pinceladas!

Com a super bonder o procedimento é basicamente o mesmo … aplique a super bonder por toda a superfície da base … não precisa ser muito, apenas o suficiente para criar um "filme" com a cola sobre a base …

A cola é transparente e por isso não apareceu na foto !

É importante tomar cuidado na aplicação da cola para que ela não escorra para a lateral da base senão quando você aplicar a areia ela grudará na lateral também (fica legal se você quiser um acabamento que não mostra a base da miniatura).

Aplique areia da mesma maneira que com a cola PVC…

Voíla, sua base deve se parecer com essa ….

 Lembre -se que embora a super bonder seque mais rápido ela não seca IMEDIATAMENTE, por isso convém esperar um pouco antes da pintura, caso contrário você acaba arrebentando seus pincéis!

Bom a próxima base é a base mais "avançada" que conheço … há algum tempo atrás percebi que inúmeraa miniaturas começaram a aparecer na internet sobre monturros de pedra … nada que já não tivesse feito com pedras de jardim, porém as pedras de jardim não tinham o mesmo acabamento e eram pesadas.

Depois de procurar um pouco na internet achei a resposta do mistério nas palavras mágicas "CORK BASE" ou em bom português base de rolha (ou melhor dizendo, CORTIÇA … Ok, pra quem não sabe as rolhas são feitas de cortiça).

Vocês já devem ter visto uns murais na escola (ops! empresa) desse material … ele é vendido em chapas em armarinhos, lojas de ferragens e também em algumas lojas de artesanato em espessuras diferentes.

Essa é a chapa que estou usando atualmente …

Bom o uso da cortiça é basicamente para emular rochas e escombros sem o peso absurdo de uma pedra de verdade (sem contar que tem como vc inserir pinos na cortiça – outros materiais usados lá fora são BARK, ou seja pedaços de casca de arvore vendidos em lojas de animais e artesanato e SLATE, que no Brasil é a pedra brita – ambos servem também, embora a brita seja meio pesada e mais difícil de pinar, porém possível de furar!)

É só cortar o pedaço de cortiça da forma que vc quiser seu pedaço de pedra (colar dois pedaços para fazer uma pedra mais alta também é uma opção válida) e colar na base … você também pode colar um pedaço na base e ir "esculpindo" ela com o estilete (como a cortiça meio que "esfarinha" você pode ir tirando peque nos pedaços dela).

No exemplo do tutorial eu cortei um pedaço de cortiça de forma a ocupar meia base e depois abri o buraco entre as peças (certifique-se de ver onde os pés da miniatura ficarão apoiados e se vc deixou espaço suficiente para tal).

Bom daqui pra frente o modo de proceder é basicamente o mesmo já descrito.

Aplique cola (tanto faz bonder ou branca) na parte onde vc quer a areia!

Aplique a areia … o resultado final deve se parecer com o da foto!

Em tempo … como disse a cortiça meio que esfarela, assim, APÓS A COLA QUE FIXOU A AREIA TER SECADO, prepare uma mistura de cola branca com água e aplique sobre a cortiça (isso serve para "selar" a cortiça e evitar que ela esfarinhe).

As três bases prontas para pintura!

O próximo passo é dar um primer na base, eu costumo usar primer preto pra tudo, assim as bases do tutorial foram devidamente "primeadas" com spray preto fosco.

Decidi fazer somente dois estilos de base, uma mais natural em tons de terra com as seguintes cores (as cores são da GW porém como o pote está de cabeça para baixo dá de vc ter uma idéia de que cor usar). Cores usadas:

O outro "colour scheme" que pintei foi um puxando pro cinza… fica legal para cityfight, dead worlds, wastelands e por ai vai …cores usadas:

Infelizmente me empolguei na hora da pintura das bases e não tirei fotos do passo à passo, porém descreverei como as pintei aqui…

 

Como a base adquire uma textura com a aplicação da areia, a técnica mais aconselhada é a do infalível DRYBRUSH (pincel seco)… todas as cores são feitas com drybrushes sucessivos por isso descreverei a técnica rapidamente.

No DRYBRUSH como aponta o nome, você quase não usa tinta no pincel … para o drybrush funcionar legal é importante que a tinta esteja meio viscosa (grossa), assim se a sua estiver muito fluida deixe secar um pouco… depois de carregar o pincel com a tinta, passe o mesmo repetidas vezes (e em ambos os sentidos) em um pedaço de papel toalha ou tecido até que a tinta não saia mais (vc secou o pincel … dai pincel seco) … não se preocupe porque ainda tem pigmento no pincel … dai de pinceladas rápidas na base com a cor que vc estiver usando (li na WD que para o melhor efeito é importante imaginar uma estrela de oito pontas – rosa dos ventos galera – sobre a superfície que vc está pintando e aplicar pinceladas indo e vindo sobre todas as pontas).

A primeira e segunda aplicação das tintas deve ser mais "caprichada" por isso aplique um pouco mais de força no pincel a medida que as cores forem clareando as pinceladas devem ficar mais rápidas e tocar só de leve a base.

Se você pintou mais ou menos como eu expliquei e usou as cores apontadas (da mais calara para a mais escura) sua base deve estar mais ou menos assim…

Ou assim …

 

Ou assim:

As três bases finalizadas:

Eu costumo usar preto na lateral das minhas bases … questão de gosto … vc pode usar na base mais natural um marrom na lateral e um cinza na outra … após a pintura ainda costumo fazer um próximo passo com a aplicação de STATIC GRASS da GW (grama estática).

Para aplicar grama estática você coloca um pingo de cola branca e aperta uma bolinha de grama em cima!

Exemplo de uma base terminada e com grama estática …

Bom … no mais é isso espero que o tutorial ajude a galera, e espero estar contribuindo para que a galera pinte ainda mais … muito do que aprendi, aprendi com a comunidade da Internet e me sinto na obrigação de devolver o pouco que aprendi…

Espero ver mais miniaturas com bases pintadas aqui pelo fórum também!

Abraços a todos e obrigado aos que leram até aqui

 

Comments
  1. marcos says:

    Hey, battle brother!I was just about to ask tou about your painting colors for the bases. I guess that the Shadow grey is the collor that I miss in my paint box. Again you got a hit. A very usefull post ! regards"Ultra"Marcos

  2. Caio Viana says:

    muy legal!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s