Tutorial de pintura passo a passo – Parte 4!

Posted: 18/11/2006 in Pintura

Salve!

Pois bem, definida a base nos resta a montagem final da miniatura para passarmos a etapa seguinte que é o processo de pintura propriamente dito.

Antes porém de passar à próxima etapa, e a guisa de fazer com que este tutorial seja o mais completo possível gostaria de tocar em um tópico pertinente à etapa de montagem da miniatura, o pinning.

Pinning, ou “pinagem” em uma tradução literal do termo em inglês, é o processo de inserir um pino para fixação entre duas peças a serem coladas de forma que o pino empreste maior firmeza à peça.

A técnica é especialmente útil para fixar peças como asas, que normalmente são grandes e pesadas em relação ao corpo, permitindo assim que se tenha um apoio enquanto a cola age e depois emprestando firmeza àquela junta.

Outro uso do pinning é para fixar miniaturas em bases, justamente o caso em que vamos utilizar a técnica aqui.

No caso do nosso voluntário é necessário retirar a barrinha de plástico da parte de baixo da miniatura destinada a inserção no slot da base que a acompanha.

Pra realizar o pinning é necessário uma pin vise e uum pedacinho de metal para ser empregado como pino, eu costumo usar um pedaço de clip de papel.

O primeiro passo é fazer o furo para inserção do pino na miniatura, como nosso voluntário é uma peça plástica isso não apresenta qualquer dificuldade, porém, em se tratando de uma peça de metal, é por vezes conveniente fazer uma pequena cavidade prévia no metal, com uso de um estilete, sobre o qual de deve furar.

É importante também realizar um furo um pouco maior do que o pino que irá se utilizar, justamente para que a cola possa fluir para o interior do orifício fixando ali o pino.

Após a inserção do pino basta cortá-lo no tamanho da cavidade na outra parte que se esta colando, no caso de uma base, corta-se o pino da altura da base.

Quando se faz bases de cortiça, é importante selá-la com cola antes do primer. Esse passo evita que a cortiça se esfarele durante a pintura, tornando-a mais rígida.

Eu costumo selar a base com super bonder antes da fixação da miniatura, porém cola branca produz os mesmos resultados só levando um pouco mais de tempo para secar. A foto final mostra a cobertura de cola desejada na base de forma a selá-la.

Mais em breve.

 

 

Hello.

Having decided on how the miniature’s base is going to look like and the story I’m trying to tell with it all we have left is to assemble the model on its base before painting can start.

But before we move onwards, and still with the base assembly thing in mind, I’d like to talk about a important thing when it comes to putting miniatures together, Pinning.

As the name implies pinning consists in inserting a pin on the model strengthening the joint between two given pieces, normally arms and wings, which can sometimes be a pain to hold together just with glue. The pin provides a temporary bond while the glue sets and helps improving the bond afterwards thus making the whole model more stable and less prone to losing some bits over years of gaming.

Another common use of this technique is to affix miniatures to custom built bases, exactly what we’ll be doing here.

Picture number 8 shows us the basic materials we’ll need in order to perform the pinning, namely your model (or the parts of a model to be pinned) a pin vise and something to use as the pin (I normally use paper clips).

The first step is to drill a hole into the miniature where you want you pin to be (picture 9) it’s important to drill a hole slightly larger then the pin you’re using as that’ll allow the superglue to flow into the hole you’ve drilled (picture 10). After the superglue sets just cut the pin into the desired length as shown in picture 11.

When working with cork bases I find it important to seal the cork using either pvc glue or super glue as that prevents the cork to crumble afterwards during the painting process or gaming. In this particular model I used superglue (pic 12) as I wanted to assemble the miniature asap so I could prime it after everything was set. Picture 13 show the glue coverage on the base.

More to follow soon.

Comments
  1. Pablo says:

    Fala Gereth !!!
     
    Cara o Sapo tá pulando cada vez mais alto hemmm. O site está uma maravilha para quem é do hobby, muito util os tutoriais, continue assim.
     
    Sobre o desafio. Eu já tenho um desafio em andamento, pintar 9 Cavaleiros do graal, 3 pegasus, 10 yeomen montados, 2 paladinos, 1 battle Standart heroi, 1 lorde no grifo, 1 lorde no pegasus, 1 lorde no cavalo, 2 dansel montada e um Thebuchet em construção própria. Isso é mais que um desafio para mim e acho que está além de minhas capacidade…hehehehe… mesmo assim valeu pelo convite.
     
    Novamente parabens pelo site,
     
    Ofrante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s