Terrenos/Cenários!

Posted: 23/02/2007 in Scenery

Salve.

 

Uma parte importante no hobby de jogos de estratégia, negligenciada por mim aqui no “The Painting Frog” até hoje é a construção de cenários para compor o campo de batalha sobre o qual se jogará a partida.

Muitos não se importam tanto com esse “pano de fundo” encarando partidas de seus jogos preferidos sobre a mesa da cozinha ou mesmo no chão, usando como “cenários” pilhas de livro, garrafas de refrigerante vazias e o eventual brinquedo que sobreviveu à infância.

Não há nada de errado com essa forma de se preparar um campo de batalha, porém para muitos, e me incluo entre estes, criar cenários convincentes e condizentes com a atmosfera do jogo em questão é parte intrínseca do hobby, sendo que cenários bem feitos adicionam em muito à atmosfera da partida.

O mais legal de se construir cenários, ou maquetes, para as partidas é que via de regra não se precisa gastar muito com isso. É claro que você pode gastar uma pequena fortuna comprando cenários pré-fabricados existentes no mercado, porém, não sendo este o caso, você pode construir suas próprias peças usando materiais encontrados em casa mesmo e que normalmente iriam parar na lata de lixo como latas de batata frita, pedaços de cano de PVC, juntas, conexões, tampas de garrafa etc, mas, se ainda assim você acha que não leva tanto jeito pra confeccionar suas próprias peças sempre pode pedir auxilio a sua fiel impressora. Impressora? Você pode se perguntar. Sim Impressora… essa é uma das opções que explicitarei a seguir.

 

Como já disse e perfeitamente possível jogar uma partida de seu wargame favorito na mesa da cozinha, porém seja sincero, você prefere encarar seu oponente em uma mesa como esta:

 

 

Ou em uma mesa como estas:

 

 

 

 

 

 

A escolha final é sempre sua, porém, não há como negar, disputar uma partida sobre uma mesa bem construída e com cenários que adicionem à estória que esta sendo contada naquela partida aumenta exponencialmente a diversão. Se consegui convencer você a dedicar um pouco do seu tempo aos cenários do seu campo de batalha, deixe-me agora mostrar suas opções.

A opção mais fácil é adquirir cenários pré-fabricados, já pintados ou não, e adiciona-los à mesa de jogo. Existem diversas opções no mercado nas mais diferentes escalas e temáticas, merecendo destaque a meu ver aqueles produzidos pela Forgeworld e pela Games Workshop para os universos do Warhammer Fantasy e Warhammer 40.000.

Outra opção por mim apontada, embora esta seja de longe a menos utilizada por mim, é a impressão de peças de cenário. Alguns sites disponibilizam para download arquivos para impressão e posterior montagem dos mais variados cenários (se você quiser dar uma conferida nesse tipo de material cheque os sites da World Works Games; da Stones Edges e também o da Wizards of The Coast).

A última opção, e minha favorita, e o popular faça você mesmo, já que construindo seus próprios cenários do zero, você tem a oportunidade de customizá-los podendo até mesmo adequar as peças de cenário produzidas ao seus exércitos, ou aos exércitos de seus inimigos.

 

Pululam por toda a internet diversos tutoriais passo a passo de como fazer os mais variados cenários porém destaco aqui, à guisa de ilustração, os tutorias da Games Workshop para Warhammer 40.000; Warhammer Fantasy e Lord of The Rings.

Além dos tutoriais mencionados queria chamar sua atenção para um dos mais antigos sites sobre a construção de terrenos, mas que continua firme até hoje: o Terragenesis que com sua ampla coleção de artigos tem tutoriais para construção dos mais variados tipos de terreno.

Espero que o bichinho construtor de cenários/terrenos tenha despertado em você e que assim muito em breve suas batalhas sejam travados em campos de batalha tão detalhados quanto seus exércitos.

Até a próxima.

Comments
  1. Pablo says:

    Fala Gereth !!!
     
    Concordo com seu artigo e tenho minhas opniões:
     
    Se você tem dinheiro: compre tudo pronto !!! de preferência pintado !!! e saia jogando assim que tirar da caixa… indiscutivelmente isso é o melhor !!!
     
    Se você não tem grana e não tem talento: Os cenários de papel é a melhor opção. Tem muitos deles gratuido na NET. Imprima corte cole e pronto. Não são muito realistico, eu concordo, mais para iniciante é melhor que livros, caixa de sapato, garrafa de refrigerante.
     
    Se você tem talento e tempo: Construa seus próprios cenários, os site que você cita são o que a de melhor na net. Mais o pior problema é a materia prima para construir cenários realistico. Até você pegar a manha das adaptações demora. Mesmo assim vale a pena, apesar do tempo que leva pra ficar pronto…heheheh
     
    Eu posso dizer que me encaixo no segundo e terceiro item. No inicio, fazia tudo de papel mesmo, tenho muitos cenarios impressos que ainda nem montei. Com o tempo comecei a tentar fazer eu mesmo os meus cenários, posso dizer que hoje em uma escala de 0 a 10 eu tô em 5. Tenho até umas misturas de cenario de papel com cenario feito por mim (veja meu site), aproveitando o que eu já tenho montado.
     
    Tô tentando melhorar, mais nesse caso a pratica leva a perfeição, e eu não tenho muito tempo para pratica…..hehehehe
     
    Grande abraço
     
     

  2. Pablo says:

    Gereth,
     
    Sobre a folhagem foi isso mesmo que você entendeu. Primeiro uso a espuma de poliuretano nas pontas dos galhos, dando assim o volume (pequenas bolas), eu pintei para que o puliuretano ficasse com uma cor escura (verde+marrom). Depois eu colei as foliagem feitas de espuma comum batida no liquidificador com água (muito simples, funcional e barato).
     
    O poliuretano custa uns 20 reais a lata (e da pra fazer bastante arvores), apesar de ser bem chatinho e sujo de trabalhar, perdir duas bermudas e duas camisas…hehehehe
     
    Já as foliagem de espuma, não perde de nada para a foliagem da GW, que também é espuma picada + tinta, o melhor é que você pode usar a cor que quiser.
     
    Grande Abraço.

Leave a Reply

